A invitável caminhada a passos gigantescos no mundo jornalístico.
O universo do jornalismo mostra atualmente que quem não se adaptar ao uso da internet como forma de comunicação, caíra.
Dados estatísticos demonstram que o crescimento do uso da internet é evidente. Apesar de não haver uma queda tão grande na busca por informações por meio da TV ou do meio impresso, o aumento do número de internautas é impressionante.
No Brasil, cerca de 33% da população têm acesso à internet. Há dez anos atrás, tal número talvez fosse DEZ vezes menor. O que significa que o crescimento está aí, só não vê, quem não quer.
Confira mais dados sobre esse crescimento no site: A mídia que mais cresce
Muitos enxergam esse grande avanço tecnológico como perigoso para os outros meios, todavia, esses outros tipos de veículos de comunicação precisam se adaptar e arrumar uma forma de transmitir algo além da notícia.
Deste modo, é evidente a necessidade do profissional ligado ao jornalismo, se interar sobre todo o tipo de assunto. Assim sendo, o jornalista em questão deve além de transmitir a notícia, interpretá-la e transformá-la em mais do que apenas um fato ou acontecimento.
Veja o artigo "A crise dos valores jornalísticos na transição de modelos de produção de notícias" falando sobre tal no site: Observatório da Imprensa
O mundo do fotojornalismo também está em xeque. Diversas agências estão fechando portas por não conseguirem se integrar ao meio digital.
No universo da internet, fotos são compartilhadas segundo a segundo, e a venda de fotos para jornais do mundo todo fica muito complicada.
Todavia, agências novas como a Demotix, que nasceu há pouquíssimo tempo e já possuí milhares de colaboradores ao redor do mundo. Acredito eu, que possuir fotógrafos amadores trabalhando como colaboradores, pode garantir fotos que nenhuma outra agência conseguirá obter. Tal fato é evidenciado por uma fontes na oposição iraniana, o que lhes garantiu fotos de manifestações antigovernamentais em Teerã.
Confira um artigo sobre este texto em: Crise das agências complica a busca de um novo modelo de negócios para o fotojornalismo
Aguardo comentários sobre vocês, meus leitores. Um grande abraço.
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