Futebol Dinâmico

quarta-feira, 11 de março de 2009

Com o avanço tecnológico todos podem ser jornalistas?

A resposta é questão de interpretação. Todos podem realmente ser jornalistas, mas nem todo jornalista que nascer por causa desse avanço será realmente um jornalista de qualidade.

Com o avanço gigantesco da tecnologia, qualquer pessoa pode estar fazendo o papel de jornalista, isto é, transmitindo informações sobre determinada situação.Todavia não é bem assim que funciona...

É claro que milhares de pessoas ao redor do mundo vão querer fazer vídeos com conteúdo "jornalístico" além de postar em seus blogs notícias. Mas não basta ter um computador portátil e um pouco de capacidade de escrever bem um texto, a pessoa precisa entender muito mais do que isso.

O profissional formado em jornalismo, sabe da necessidade de se diferenciar da grande massa presente na sociedade ao repassar uma informação. Ou seja, não basta apenas relatar o fato observado e retransmití-lo ao grande público.

Isso demonstra que o jornalista precisa ter uma análise crítica sobre o que pretende retransmitir, também deve ter um repertório básico sobre qualquer assunto e sua repercussão, além de saber o modo com o qual irá fazer o texto para facilitar a compreensão de seus leitores.

Muitos jornalistas podem estar com um certo receio de que muita gente irá virar uma espécie de "jornalista funcional" ou seja, muitas pessoas irão exercer o papel de um jornalista sem precisar do diploma.

Entretanto, o jornalista que tem esse medo de estar perdendo o seu espaço pra pessoas "não qualificadas" se esquece dos ensinamentos que este obteve e de toda a bagagem que este já adquiriu com seus estudos e sua prática.

Mas mesmo sabendo que o jornalista formado tem especiliadade em exercer a função, qual a sua opinião sobre essa nova modalidade de jornalismo? Isto é, o que você acredita que irá acontecer com o mundo jornalístico daqui a alguns anos?

Confira um artigo que também fala sobre o assunto: O desafio do jornalismo no século 21

quarta-feira, 4 de março de 2009

Os mistérios de uma redação online

Inicialmente, a redação online nada mais fazia do que copiar e colar o que era publicado pelos jornais impressos. Entretanto, o mundo digital evoluiu de tal forma que o jornalista virtual pode captar notícias e enviá-las de qualquer lugar do mundo.

Da mesma forma que o jornal impresso recebe telefones e notícias de tudo quanto é canto, o jornalismo online também recebe.
Todavia, o jornalista virtual pode estar no local do acontecimento com seu notebook e de lá mesmo pode tirar fotos e postar instantaneamente na internet.

Outro fator interessante é que qualquer pessoa com um equipamento adequado, pode se transformar num jornalista online. Ou seja, uma pessoa com uma boa webcam estando num lugar certo, pode filmar um acontecimento e divulgá-lo imediatamente em seu blog ou em qualquer portal de notícias.

Assim como no impresso, no telejornalismo e no radiojornalismo. O jornalismo online também possuí uma espécie de "redação". Pessoas procurando por notícias em diversos lugares e colaboradores podem ajudar a entender como funciona essa redação.

O jornalismo online também tem um editor que tenta reduzir ao máximo o texto a ser publicado, já que as notícias postadas na net tem a característica de frases curtas.
Também possuí um web designer que faz com que a aparência do site seja de fácil navegação e que o leitor possa identificar com facilidade todo o conteúdo que ele procura.
Outra função dentro de uma redação online é a função de redator, ou seja, são aqueles que redigem as notícias.

Além dessas funções "básicas", o jornalismo online tem a peculiaridade de poder ser feita por qualquer pessoa em qualquer lugar. Basta ter o equipamento adequado para tal. Desta forma, qualquer pessoa com uma webcam pode gravar um vídeo sobre algum assunto e postar em seu portal ou blog.
Muito mais do que isso, o jornalismo online conta com a interatividade com o público, ou seja, o leitor pode postar comentários referentes ao assunto e até mesmo participar de discussões ao vivo sobre tal.

Com tal texto, espero que você tenha entendido como o mundo digital está tão evoluído e que o mundo jornalístico tende a crescer e se atualizar juntamente com essa evolução.

Entenda a evolução das notícias mídia online

A redação da mídia online evoluiu muito com o passar dos anos e com o ganho de experiência.

Na primeira fase, os redatores simplesmente pegavam as notícias do jornal impresso, copiavam e colavam na internet. Clique no link a seguir para ver um exemplo de uma notícia passada diretamente do jornal para o jornal online. http://www.lavras.com.br/ed304_not011.htm

Todavia, o imediatismo e a diferença no modo de leitura enfrente a um computador, obrigou os redatores online a modificar os textos do impresso.
Além disso, na segunda fase os transpositores já começavam a usar recursos de multimídia de forma a postar uma foto diferente ou então um link remetendo aos diferentes tópicos exibidos na notícia.
Confira uma matéria bem trabalhada pelo redator online na segunda fase:
http://musica.terra.com.br/interna/0,,OI3613132-EI1267,00-Remanescentes+dos+Beatles+farao+show+em+abril.html

O mundo real evoluiu, e o digital não poderia ficar para trás. Desta forma, os trabalhadores da redação online precisaram criar formas diferentes de interação do público com a notícia. Assim sendo, o leitor do jornal online, começou a não apenas ler a notícia, mas também poder comentar e participar dela.
Além de interatividade, o jornal online passou a ter um diferencial que um jornal impresso nunca terá, a exibição de vídeos relacionados.
Desta maneira, o jornal online passa a ser tão poderoso quanto o da televisão por exibir vídeos e tão eficaz quanto o impresso, mostrando textos que podem ser lidos a qualquer instantes.
Confira 2 links demonstrando essa terceira fase:
O primeiro link mostra uma notícia com a opção para opinar sobre o assunto http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/2009/interna/0,,OI3613992-EI12403,00-STJD+suspende+Del+Nero+por+dias+e+multa+FPF.html

O Segundo link, demonstra uma notícia com um gancho para um vídeo. http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?channel=2854&contentid=225154