Com o avanço tecnológico todos podem ser jornalistas?
A resposta é questão de interpretação. Todos podem realmente ser jornalistas, mas nem todo jornalista que nascer por causa desse avanço será realmente um jornalista de qualidade.
Com o avanço gigantesco da tecnologia, qualquer pessoa pode estar fazendo o papel de jornalista, isto é, transmitindo informações sobre determinada situação.Todavia não é bem assim que funciona...
É claro que milhares de pessoas ao redor do mundo vão querer fazer vídeos com conteúdo "jornalístico" além de postar em seus blogs notícias. Mas não basta ter um computador portátil e um pouco de capacidade de escrever bem um texto, a pessoa precisa entender muito mais do que isso.
O profissional formado em jornalismo, sabe da necessidade de se diferenciar da grande massa presente na sociedade ao repassar uma informação. Ou seja, não basta apenas relatar o fato observado e retransmití-lo ao grande público.
Isso demonstra que o jornalista precisa ter uma análise crítica sobre o que pretende retransmitir, também deve ter um repertório básico sobre qualquer assunto e sua repercussão, além de saber o modo com o qual irá fazer o texto para facilitar a compreensão de seus leitores.
Muitos jornalistas podem estar com um certo receio de que muita gente irá virar uma espécie de "jornalista funcional" ou seja, muitas pessoas irão exercer o papel de um jornalista sem precisar do diploma.
Entretanto, o jornalista que tem esse medo de estar perdendo o seu espaço pra pessoas "não qualificadas" se esquece dos ensinamentos que este obteve e de toda a bagagem que este já adquiriu com seus estudos e sua prática.
Mas mesmo sabendo que o jornalista formado tem especiliadade em exercer a função, qual a sua opinião sobre essa nova modalidade de jornalismo? Isto é, o que você acredita que irá acontecer com o mundo jornalístico daqui a alguns anos?
Confira um artigo que também fala sobre o assunto: O desafio do jornalismo no século 21