Obrigatoriedade do diploma X Credibilidade X Interatividade
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que exige o diploma para o exercício da profissão de jornalista. Todavia, a proposta ainda precisa ser aprovado por uma comissão especial e depois ainda precisa ser votada pelo Plenário.
Por outro lado, com a atual conjuntura que não exige o diploma para o exercício da profissão, a credibilidade das notícias veiculadas por quaisquer veículos de comunicação passa a estar em xeque. Uma vez que pessoas sem quaisquer instruções podem estar "fazendo jornalismo" sem nem ao menos checar as informações ou mesmo se preocupar com o uso correto do português.
Mudando de assunto, vamos falar sobre interatividade e a rejeição de alguns jornalistas neste ponto.
Ponho-me como exemplo de alguém que acha que a interatividade tem seu lado positivo mas também negativo. Positivo, pelo fato de que muitas pessoas podem complementar conteúdos jornalisticos, pois essas pessoas se envolvem profundamente em temas que foram abordados com superficialidade. Todavia, há também um lado negativo. Acredito que se qualquer pessoa puder comentar quaisquer notícias, muitas notícias vão ter muita gente falando, desculpe pelo palavreado, merda.
Bom, mediante a falta de credibilidade que a não obrigatoriedade do diploma pode estar causando e a interatividade que apesar de positiva, é muito perigosa. Qual a sua opinião sobre essas questões?
Vale apena exigir o diploma para o exercício da profissão de jornalista?
Como regular a interatividade em quaisquer tipos de veículos(Tv,rádio,internet,impresso,etc) ?
Confira mais sobre estes assuntos em: Site1 Site2 Site3Deixe sua opinião(seja interativo)! Um grande abraço!
Gabriel Francisquini Teixeira
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial