Futebol Dinâmico

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Libertadores da América, sonho para alguns, realidade para outros!


A tradicional Copa Libertadores da América, competição mais desejada entre os sulamericanos, surgiu após o 30º Congresso Ordinário da CONMEBOL realizado em 5 de Março de 1959 em Buenos Aires.


Reunidos no ambiente principal da AFA(Associación del Fútbol Argentino), os principais dirigentes sulamericanos acataram à ideia de Brasil e Chile e resolveram organizar um "Campeonato de Campeões". Deste modo ocorreu o pontapé inicial para primeira Copa Libertadores da América, que foi realizada em 1960.


A primeira copa libertadores continha apenas 7 participantes. A competição teve sua partida de estreia entre Peñarol do Uruguai e Jorge Wilsterman da Bolívia que terminou com convincentes 7 a 1 para a equipe uruguaia. A grande final foi disputada entre o Peñarol e os paraguaios do Olímpia, terminando com o triunfo uruguaio.


Entretanto, o projeto de realização da Copa Libertadores da América teve um antecedente, o Campeonato Sulamericano de Campeões, organizado pelo Colo-Colo do Chile. O torneio ocorreu entre várias equipes vencedoras naa América do Sul. O clube brasileiro Vasco da Gama, tornou-se campeão da competição que foi realizada nos moldes dos pontos corridos, isto é, jogavam todos contra todos e aquele que obtivesse a maior pontuação era coroado.


Em 1964 a Libertadores aumentou consideravelmente. Até então o torneio reunia apenas 7 participantes, apartir do ano de 64 o número de participantes cresceu para 20. Com este novo formato o primeiro campeão foi o Independiente, da Argentina. Independiente inclusive que é o maior campeão na história da competição, conquistando ao todo 7 títulos.


Os clubes brasileiros comparados aos argentinos, são meros coadjuvantes em relação ao número de conquistas. Enquanto o Independiente possuí 7 conquistas e o Boca Júniors 6, a equipe brasileira com maior número de conquistas é o São Paulo, com apenas 3. No somatório geral os nossos hermanos levam a melhor por 22 x 13.


A competição continuou a sua crescente e atualmente a fase principal da Copa Libertadores da América conta com 32 equipes, divididas em 8 grupos de 4. Logo após, ocorrem vários mata-matas com jogos de ida e volta e ao final da competição o clube campeão coroa-se melhor time da América do Sul garantindo uma vaga para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa.

Veja mais sobre a Copa Sulamericana de Campeões, competição que deu origem à Libertadores.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A invitável caminhada a passos gigantescos no mundo jornalístico.


O universo do jornalismo mostra atualmente que quem não se adaptar ao uso da internet como forma de comunicação, caíra.

Dados estatísticos demonstram que o crescimento do uso da internet é evidente. Apesar de não haver uma queda tão grande na busca por informações por meio da TV ou do meio impresso, o aumento do número de internautas é impressionante.


No Brasil, cerca de 33% da população têm acesso à internet. Há dez anos atrás, tal número talvez fosse DEZ vezes menor. O que significa que o crescimento está aí, só não vê, quem não quer.

Confira mais dados sobre esse crescimento no site: A mídia que mais cresce


Muitos enxergam esse grande avanço tecnológico como perigoso para os outros meios, todavia, esses outros tipos de veículos de comunicação precisam se adaptar e arrumar uma forma de transmitir algo além da notícia.

Deste modo, é evidente a necessidade do profissional ligado ao jornalismo, se interar sobre todo o tipo de assunto. Assim sendo, o jornalista em questão deve além de transmitir a notícia, interpretá-la e transformá-la em mais do que apenas um fato ou acontecimento.

Veja o artigo "A crise dos valores jornalísticos na transição de modelos de produção de notícias" falando sobre tal no site: Observatório da Imprensa


O mundo do fotojornalismo também está em xeque. Diversas agências estão fechando portas por não conseguirem se integrar ao meio digital.

No universo da internet, fotos são compartilhadas segundo a segundo, e a venda de fotos para jornais do mundo todo fica muito complicada.

Todavia, agências novas como a Demotix, que nasceu há pouquíssimo tempo e já possuí milhares de colaboradores ao redor do mundo. Acredito eu, que possuir fotógrafos amadores trabalhando como colaboradores, pode garantir fotos que nenhuma outra agência conseguirá obter. Tal fato é evidenciado por uma fontes na oposição iraniana, o que lhes garantiu fotos de manifestações antigovernamentais em Teerã.



Aguardo comentários sobre vocês, meus leitores. Um grande abraço.