Libertadores da América, sonho para alguns, realidade para outros!
A tradicional Copa Libertadores da América, competição mais desejada entre os sulamericanos, surgiu após o 30º Congresso Ordinário da CONMEBOL realizado em 5 de Março de 1959 em Buenos Aires.
Reunidos no ambiente principal da AFA(Associación del Fútbol Argentino), os principais dirigentes sulamericanos acataram à ideia de Brasil e Chile e resolveram organizar um "Campeonato de Campeões". Deste modo ocorreu o pontapé inicial para primeira Copa Libertadores da América, que foi realizada em 1960.
A primeira copa libertadores continha apenas 7 participantes. A competição teve sua partida de estreia entre Peñarol do Uruguai e Jorge Wilsterman da Bolívia que terminou com convincentes 7 a 1 para a equipe uruguaia. A grande final foi disputada entre o Peñarol e os paraguaios do Olímpia, terminando com o triunfo uruguaio.
Entretanto, o projeto de realização da Copa Libertadores da América teve um antecedente, o Campeonato Sulamericano de Campeões, organizado pelo Colo-Colo do Chile. O torneio ocorreu entre várias equipes vencedoras naa América do Sul. O clube brasileiro Vasco da Gama, tornou-se campeão da competição que foi realizada nos moldes dos pontos corridos, isto é, jogavam todos contra todos e aquele que obtivesse a maior pontuação era coroado.
Em 1964 a Libertadores aumentou consideravelmente. Até então o torneio reunia apenas 7 participantes, apartir do ano de 64 o número de participantes cresceu para 20. Com este novo formato o primeiro campeão foi o Independiente, da Argentina. Independiente inclusive que é o maior campeão na história da competição, conquistando ao todo 7 títulos.
Os clubes brasileiros comparados aos argentinos, são meros coadjuvantes em relação ao número de conquistas. Enquanto o Independiente possuí 7 conquistas e o Boca Júniors 6, a equipe brasileira com maior número de conquistas é o São Paulo, com apenas 3. No somatório geral os nossos hermanos levam a melhor por 22 x 13.
A competição continuou a sua crescente e atualmente a fase principal da Copa Libertadores da América conta com 32 equipes, divididas em 8 grupos de 4. Logo após, ocorrem vários mata-matas com jogos de ida e volta e ao final da competição o clube campeão coroa-se melhor time da América do Sul garantindo uma vaga para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa.
Veja mais sobre a Copa Sulamericana de Campeões, competição que deu origem à Libertadores.
Confira também um histórico sobre a participação dos clubes brasileiros na competição.