Interatividade: Eis a palavra chave!
Atualmente o padrão utilizado pelo jornalismo está muito longe do simples esquema
Emissor ---> Receptor
Emissor ---> Receptor
O público em questão pode se tornar tão emissor quanto os veículos de comunicação, tal qual, o
veículo em questão pode si tornar receptor.
O advento da internet e sua constante evolução tem aproximado cada vez mais as pessoas ao redor do mundo, assim como, tem facilitado de modo incrível a obtenção de notícias de qualquer canto do planeta.
Desta forma, o mundo online tratou de criar ferramentas, tais como, blogs, twitter, orkut, msn, salas de bate-papo, etc... para incentivar a interação dos usuários da grande rede.
Partindo deste pretexto sugerindo que nós estamos cada vez mais interativos e próximos das notícias, os grandes portais de notícias fizeram supostos "fóruns de discussão" sobre as notícias postadas por eles. Desta maneira, os tais "receptores" têm o poder de discutir e reinventar as vertentes da notícia.
Com isso, a mídia online ganha muito em interatividade. Por meio desta interatividade, as pessoas podem se sentir muito mais por dentro das notícias, revelando seus pensamentos, comentando sobre o seu ponto de vista, etc...
Todavia, enquetes em telejornais, espaço para cartas dos leitores de jornais e revistas, participações ao vivo por telefone nas rádios, são algumas das estratégias criadas por estes outros veículos, para ganhar esse carinho de seu público que a cada dia tem uma vontade maior de opinar e interagir.
Outro ponto interessante para se destacar é a facilidade com a qual qualquer pode estar produzindo jornalismo. Isto é, uma pessoa enfrente à seu computador ou mesmo no jornalzinho de seu colégio, pode estar produzindo um material jornalístico que influenciará na vida de muita gente. A maneira mais clássica é a postagem de notícias em blogs ou até mesmo postagens de vídeos em portais próprios para isso.
Confira mais sobre os assuntos desta postagem em Cultura da Convergência
O link remete à trechos da entrevista de Henry Jenkins, autor do Livro: Cultura da Convergência